Dando sequência à série Baja SAE, que tal falar um pouco sobre a competição?
A competição nacional ocorre anualmente e tem duração de 4 dias. O local das provas deste ano foi em São José dos Campos. Seu objetivo é definir o melhor projeto desenvolvido por alunos universitários.
Para avaliar o desempenho das equipes, a competição baseia-se em um sistema de 1000 pontos. Eles são divididos entre Avaliações Estáticas (350 pontos) e Avaliações Dinâmicas (650 pontos). Além da pontuação, a equipe deve se atentar em cumprir alguns requisitos que não fornecem qualquer pontuação, porém garantem o direito ou não de competir.
As Avaliações Estáticas consistem em Inspeção Técnica e de Segurança, Verificação de Motor e Avaliação de Projeto. Nestas avaliações, a que mais rende pontos é a Avaliação de Projeto (330 pontos). Isto não significa que as outras etapas são menos importantes. As etapas de Inspeção Técnica e de Segurança e Verificação de Motor devem ser atendidas para que a equipe possa participar da competição.
As Avaliações Dinâmicas consistem em provas de Aceleração (60 pontos), Velocidade Máxima (60 pontos), Tração (60 pontos), "Suspension and Traction" (70 pontos) e Enduro de Resistência (400 pontos). Tendo em vista a restrição de tempo e recursos, as equipes traçam suas estratégias de projeto a partir destas provas. As otimizações dos subsistemas do protótipo devem considerar o tempo que levarão para ser realizadas e a pontuação que ela trará.
É importante ressaltar, porém, que todas as provas são importantes e merecem atenção por parte das equipes que desejam se destacar nesta competição, uma vez que as pontuações das últimas competições foram bastante altas.
Basicamente, a competição tem esta dinâmica de avaliação, mas há muito mais por trás disto que sinto melhor dedicar cada assunto por postagem. Todas as informações que foram mencionadas aqui podem mudar a qualquer momento. Então fique de olho nos regulamentos para se manter atualizado.
Muito obrigado e até a próxima semana!